A trajetória da família no mundo dos negócios se inicia no ano de 1920, quando Artur Tavares de Melo realiza a aquisição do Engenho Olho D’Água (engenho de cana), no município de Camutanga (PE).
A família passa a expandir os seus negócios, visando conquistar novos segmentos, com a fundação das Indústrias Alimentícias Maguary, marco de excelência na produção de sucos, frutas e outros alimentos.
A fim de ampliar o alcance de seus negócios, a família Tavares de Melo adquire a Usina Estivas de açúcar e álcool e amplia a produção destes componentes em larga escala.
Demonstrando visão nos negócios, o Grupo Tavares de Melo funda a Giasa, primeira destilaria autônoma do Brasil, passando a ser referência nacional neste segmento.
Demonstrando visão nos negócios, o Grupo Tavares de Melo funda a Giasa, primeira destilaria autônoma do Brasil, passando a ser referência nacional neste segmento.
Ampliando a sua atuação no setor sucroalcooleiro, realiza a aquisição da Fazenda Passatempo no Mato Grosso do Sul para construção da Usina Passatempo de açúcar e álcool.
Com a finalidade de readequar o seu portfólio, o Grupo Tavares de Melo efetua a venda da Maguary para a Souza Cruz (B. A. T.)
Ainda com foco no desenvolvimento de seus negócios no segmento sucroalcooleiro, efetua a aquisição da Usina Maracaju (usina de açúcar e álcool), no Mato Grosso do Sul.
Identificando uma oportunidade de negócio, executa a aquisição da Dupé (calçados), passando a fabricar sandálias de borracha, tornando-se uma das principais líderes em vendas no mercado interno.
Visando diversificação realiza o desenvolvimento da TECAB - Terminais de Armazenagem de Cabedelo, para tancagem de granéis líquidos.
Com o crescimento e consolidação do mercado global de sorvetes, a Unilever adquiriu a participação do Grupo Tavares de Melo na Kibon Sorvane, marcando a saída do grupo do segmento industrial de sorvetes.
Com o crescimento e consolidação do mercado global de sorvetes, a Unilever adquiriu a participação do Grupo Tavares de Melo na Kibon Sorvane, marcando a saída do grupo do segmento industrial de sorvetes.
Fruto de um realinhamento estratégico do Grupo Tavares de Melo, é realizada a venda das usinas de açúcar e álcool para a Louis Dreyfus (Biosev), bem como a venda da Dupé para a São Paulo Alpargatas, proprietária da marca Havaianas, movimentos que representaram o início de uma nova fase no grupo.
Com o objetivo de empreender em novos setores, alguns integrantes do Grupo Tavares de Melo fundam a Sensatto Investimentos, efetuando a compra da Maguary e efetivando a fusão com a DaFruta, que resultou na criação a EBBA (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos).
A partir da primeira década do Século XXI a Sensatto Investimentos passa a se dedicar ao mercado de Mineração, investindo no desenvolvimento de um método inovador e ambientalmente sustentável para produção de dióxido de titânio.
Elevando o grau de complexidade das atividades no mercado de real estate, o grupo passou a prezar pelo desenvolvimento e administração de ativos imobiliários. Mais uma conquista da Sensatto Investimentos é marco dessa nova posição: aquisição do prédio 1809 Brickell, em Miami (FL).
O turnaround da EBBA atraiu atenção de grandes players mundiais, o que levou a Sensatto Investimentos a realizar a sua venda para a BritVic.
Entrada no segmento de geração de energia solar, através do investimento na construção de 2 parques solares em Minas Gerais, que, juntos, totalizam 10MW de potência instalada.
Com o propósito de dinamizar os negócios, realiza o seu primeiro investimento no segmento de energia hidráulica com a compra PCH São Tadeu, no estado do Mato Grosso, com potência instalada de 18MW.
Aquisição do Artsquare Apartments, em Hallandale (FL), prédio do tipo multifamily com 358 unidades, que representou a expansão da Sensatto Investimentos neste segmento.
Focando no crescimento de seus investimentos no setor de Energia Hidráulica, efetua a compra dos projetos das usinas Alto Chopim e Rancho Grande, ambos no Paraná, e Juruena, no Mato Grosso que, juntos, somam potencial elétrico de cerca de 100MW.